A partir do mote "Inteligência para a Vida", o Pavilhão da Espanha na próxima Expo Dubai 2020 procura sintetizar "nosso engenho, nossa criatividade e nossa capacidade inovadora como ferramentas essenciais para preservar a vida e a biodiversidade e construir um futuro sustentável". O projeto foi encomendado ao escritório escritório Amann-Cánovas-Maruri, e está situado na área temática "Sustentabilidade", próximo ao que sem dúvida será um dos principais pontos de encontro: a Praça Al Wasl e o Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos projetado por Santiago Calatrava.
Administrado pela Acción Cultural Española (AC/E), o pavilhão tem uma superfície de cerca de 5.800 m2 cobertos por uma série de volumes cônicos coloridos parcialmente revestidos com painéis fotovoltaicos ultra-leves e flexíveis projetados pela empresa espanhola The South Oracle (TSO). Ao mesmo tempo, o escritório internacional de arquitetura External Reference e Onionlab, um estúdio multidisciplinar que dirige e produz instalações e exposições audiovisuais internacionais, projetaram os espaços expositivos: "A Floresta da Inteligência" no pavimento inferior é uma floresta artificial impressa em 3D capaz de produzir oxigênio e uma árvore interativa que reage aos hábitos sustentáveis do público. Uma mistura de design, arte e tecnologia para criar uma experiência imersiva única que destaca a riqueza do legado espanhol, da ciência, da biodiversidade, das inovações em sustentabilidade e economia circular.
Na praça superior abaixo dos cones, a exposição "Destellos" (Flashes) é composta de uma série de instalações que mostram as contribuições espanholas à cultura universal.
Além disso, o Studio Daniel Canogar apresentará uma peça escultórica de três telas na forma de um laço entrelaçado suspenso no Átrio do Pavilhão. "O Dínamo" é uma obra audiovisual interativa criada em colaboração com o compositor Francisco López que apresenta um conteúdo audiovisual generativo, em constante mudança graças à interação do visitante com os corrimãos que correm ao longo das rampas.
Ao longo dos seis meses da Expo, um total de 32 empresas espanholas, com um total de mais de 200 artistas, apresentarão seu trabalho cultural em Dubai. Cerca de 100 apresentações serão realizadas no Pavilhão da Espanha e nos principais palcos do local da Expo. Fique atento!